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O Sistema de Acreditação de Cursos de Medicina (Saeme) está com inscrições abertas para o ano de 2017. 

Os cursos de Medicina que desejarem participar do Saeme, podem se inscrever ao clicar no link Inscrições de Cursos.

Veja o relato do corpo social de algumas escolas que passaram pelo processo de acreditação Saeme.

“Nós gostaríamos de ser acreditados, mas mais do que isso, nós gostaríamos de saber no que podemos melhorar. Então, não nos poupe!” (Reitor)

“Todos os momentos de conversa foram engrandecedores para nós alunos.” (Estudante)

“Parabenizo o Saeme pelo profissionalismo, ética, capacidade, lisura, cortesia e até por que não dizer “carinho” com que fomos tratados!” (Coordenadora de curso)

Universidade Positivo

 

Faculdade de Medicina de Jundiaí

 

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

O Sistema de Acreditação dos Cursos de Medicina teve em seu primeiro ano, 31 escolas médicas inscritas. Dentre essas, 23 foram avaliadas, sendo 19 acreditadas.

As escolas médicas acreditadas pelo Saeme em 2016 foram:

  • Universidade Positivo
  • Universidade de Fortaleza
  • Universidade Federal de Rondônia
  • Universidade de Caxias do Sul
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Faculdade de Medicina de Jundiaí
  • Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Centro Universitário do Estado do Pará
  • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Faculdade de Medicina Nova Esperança
  • Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • UniEvangélica - Centro Universitário de Anápolis
  • Faculdade de Medicina de Itajubá
  • Faculdades Integradas Padre Albino
  • Universidade Federal do Maranhão
  • Centro Universitário de Volta Redonda
  • Universidade Federal de Uberlândia

O processo de acreditação das escolas médicas envolveu uma equipe de avaliação externa.  O  papel do avaliador  externo  é  central  no  processo  Saeme,  pois  ele  faz  a  análise da autoavaliação  e  das  evidências apresentadas pela escola médica,  desenvolve  a visita  externa  e elabora  o  relatório  que  é  analisado  pela  Comissão  de  Acreditação  para  fundamentar o parecer final de acreditação.

As equipes de avaliação externa  foram compostas  por quatro membros, sendo um estudante,  um  profissional  da  saúde  ou  da  educação,  e  dois  profissionais  médicos com experiência  em  educação médica.  Entre os membros  da  equipe  de  avaliação externa, aquele com maior experiência em avaliação ou em processos de acreditação foi designado coordenador da equipe de avaliação externa. Em relação à designação da equipe de avaliação externa, sempre que possível contou com a participação de profissionais com formações diversas e oriundos de instituições de ensino com perfil semelhante àquele do curso a ser avaliado. Para a preparação dos avaliadores, a comissão de acreditação realizou duas Oficinas de Capacitação de Avaliadores em 2016.

 

O que vimos?

  • Laboratórios de habilidade e simulação equipados
  • Produção de materiais de baixo custo
  • Infraestrutura de bibliotecas padrão internacional
  • Hospitais de ensino bem estruturados
  • Ambulatórios adequados ao ensino
  • História da Medicina

 

O que pensamos?

  • Existem realidades diferentes
  • Trata-se de buscar o melhor desempenho possível considerando a realidade da escola médica
  • O diálogo é a ação central do processo
  • Aprendizado e aprimoramento das práticas são resultados da acreditação

 

O que sentimos?

  • Bem vindos e acolhidos
  • Gratos
  • Satisfeitos
  • Ouvidos/ouvintes
  • Comprometidos
  • Honrados
  • Mais sábios
  • Respeitados/respeitosos
  • Aprovada a participação dos estudantes    

 

Universidade Federal do Maranhão

 

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

 

Centro Universitário do Pará

Reconhecemos como “Boas Práticas Educacionais” métodos, estratégias, programas, materiais didáticos, modelos de gestão, modelos de cuidado, estratégias de apoio aos estudantes, ações de desenvolvimento docente, práticas de ensino inovadoras, ambientes de ensino, ações de responsabilidade social, estímulo a cultura e a pesquisa, que direta ou indiretamente contribuam com o aprimoramento da qualidade da formação médica.

O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas tem como um dos seus objetivos formar uma rede colaborativa entre as escolas médicas, que possibilite a troca de experiência e socialização de soluções criativas e inovadoras, no processo de ensino-aprendizado, de forma a contribuir com a formação médica no Brasil.

Confira as boas práticas identificadas durante o processo de acreditação.

 

Como eu acesso o Instrumento de avaliação do Saeme?

O Instrumento de Avaliação Saeme está disponível em formato PDF no site http://saeme.org.br/ no canto inferior direito do site para download. No entanto, para o preenchimento online, é necessário login e senha e acesso à plataforma, disponível no endereço http://app.cfm.org.br/saeme.

Como eu recupero a minha senha provisória de acesso à plataforma Saeme?

  1. PASSO: ACESSE  http://app.cfm.org.br/saeme
  2. PASSO: CLIQUE EM "Lembrar Senha?"



  3. PASSO: INSIRA SEU E-MAIL CADASTRADO NO SAEME: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



  4. PASSO: UMA SENHA PROVISÓRIA SERÁ ENVIADA  AO E-MAIL CADASTRADO NO SAEME 
      

 

Qual é o tamanho máximo de documentos que a plataforma Saeme suporta como anexo?

A plataforma Saeme suporta documentos com no máximo 20MB de tamanho.

Posso editar a seção I do Instrumento de avaliação Saeme?

A Seção I do Instrumento de Avaliação Saeme foi programada na plataforma de forma que está parcialmente preenchida com alguns dados da instituição. Caso necessário alteração dos dados institucionais não editáveis, por gentileza enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

É possível prorrogar o prazo de preenchimento do Instrumento de avaliação Saeme?

Sim, é possível. A data de prorrogação pode ser adequada as necessidades de cada Instituição de Ensino Superior.

Como salvar as informações preenchidas no Instrumento de avaliação?

A plataforma é programada como sistema de online banking, ou seja, salva automaticamente as informações de segundo em segundo. No entanto, se a página ficar inativa por mais de 15 minutos a conexão é expirada por segurança. Portanto, sugerimos a organização das evidências e preenchimento do instrumento de avaliação offline, para facilitar a inserção das informações na plataforma online.